Café com Teatro promove leitura dramática do texto ‘Antônio Meu Santo’

Cultura
18/08/2023 18h24

A Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), administrada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou nesta sexta-feira, 18, o penúltimo encontro do mês de agosto do projeto Café com Teatro, que durante esse mês tem como temática especial a comemoração dos 18 anos da escola e homenagem à atriz que empresta o seu nome à escola, Valdice Teles.

O encontro desta semana contou com a leitura dramática do texto ‘Antônio Meu Santo’, adaptado pela atriz sergipana Valdice Teles durante sua passagem pelo grupo Imbuaça.O texto foi encenado pelos alunos do curso profissionalizante da Escola Oficina de Artes Valdice Teles, e dirigido pelo ator e ex-aluno da escola Edgar Degas. 

Além do tradicional momento musical com a oficineira Tânia Maria, a apresentação contou com a participação do oficineiro Edson Santos e os alunos de percussão, com a música Engenho das Flores, canção que ficou marcada na voz de Diana Pequeno. Aconteceu ainda uma apresentação especial de dança folclórica árabe, da dançarina Hayfa Manzato, com seu grupo de dança em celebração ao mês do folclore.

Neste sábado, 19 de agosto, é comemorado o dia do artista de teatro e os convidados do Café com Teatro contaram um pouco sobre os moveu a trabalhar com as artes cénicas e como tem sido suas jornadas dentro da cena artística sergipana.
 
O artista e diretor do Grupo Imbuaça, Lindolfo Amaral, contou que sua jornada com a arte começou ainda na infância e se intensificou com o passar do tempo. Explica ainda que apesar de ser graduado na área de Biologia, seguiu o restante da sua carreira profissional e acadêmica na área do teatro. 

“Desde a minha infância eu fui educado no campo do teatro, a família da minha mãe era bastante religiosa e frequentava muito o convento dos Capuchinhos em Caruaru, lá eu aprendi muito com o teatro. Quando eu voltei para Aracaju e vim estudar aqui no Colégio Atheneu Sergipense, conheci professores de teatro e comecei a frequentar o Teatro Atheneu, ainda adolescente. Quando fui trabalhar na secretaria da educação comecei a criar contato com diretores de teatro e foi quando surgiu o Grupo Imbuaça”, conta Lindolfo.

A professora de teatro infantil da EOAVT,  Any Caroline Auday, destacou a importância de iniciativas como o Café com Teatro e contou um pouco do início da sua jornada na cena artística. “Hoje eu revivo a minha realidade, estou dando aula para crianças que têm a mesma idade que eu tinha quando comecei, com a mesma fantasia lúdica do que seria a arte do teatro, que naquele primeiro momento pra mim era só uma alegoria imaginária, era só uma sensação. Eu não sabia na realidade o que significava aquilo, mas acabou sendo uma porta de entrada na minha vida, que modificou a minha vida e que me fez ser hoje profissional das artes cênicas”, afirma. 
 
Sobre o Café com Teatro
O Café com Teatro é aberto ao público e realizado todas as sextas-feiras na Escola Oficina de Artes Valdice Teles às 16h. A programação será divulgada semanalmente nas redes sociais da Funcaju – @funcaju e @evaldiceteles.